Plano de aula
Escola Municipal João Belo Alves
Professores: Maria Lenise Martins Morais de
Araújo e Franciélio Cardoso de Medeiros
Turma: 2º e 3º Ano Data: 16
de Agosto de 2010 Período de duração: 05 aulas de 50 minutos
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Seqüência Didática/ Parlendas
Justificativa- Segundo o
Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das
brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui
de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem
parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar,
estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e
de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um
repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os
cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os
trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente,
passaram a usálos na escola para propostas interessantes, envolventes e
divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Objetivo- Permitir conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a capacidade de criação e leitura além de incentivar o trabalho em equipe.
Conteúdos- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
Material necessário- textos, Cartazes, áudio, lápis,
caneta, lápis de cor, papel sulfite, etc.
Desenvolvimento-
Primeira aula:
· Conversa
informal sobre parlendas; ( o que é?)
· Investigar
o conhecimento prévio dos alunos sobre se já conhecem parlendas;
· Após
a conversa organizar a sala em duplas e propor a leitura dos textos;
· Apresentação
da Leitura individual dos textos;
· Socializar
no grupão os textos lidos.
Segunda aula:
· Reescrever
a par lenda da aula anterior;
· Recitar;
· Ilustrar;
Terceira aula:
· Revisão
e reescrita;
· Atividades
(Completando parlendas);
· Ilustrando
parlendas
Quarta aula:
·
Trocando
textos; (Ampliação do repertório)
·
Reescrita (
revisão);
·
Trabalhos em
grupo;
Quinta aula:
·
Brincadeiras;
·
Apresentações
em duplas;
·
Sistematização
dos conhecimentos.
Avaliação-
·
Verificar a
real contribuição do trabalho em grupo: os que tem mais facilidade contribuíram
para a evolução dos que apresentavam maior dificuldade?
·
O que as
reflexões proporcionaram?
·
Houve
evolução na aprendizagem?
·
Despertaram
o gosto pela leitura e a escrita das parlendas.
Analizando o blog da professora lenise ,ela Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.
ResponderExcluirparabéns Lenise. Curta porém muito significativa
ResponderExcluir