Regras para uma boa convivência
A seguir mostrarei
as regras de convivência elaborada pelos alunos no segundo dia de aula. Além de
ser elaborada pelos alunos, o pais assinaram concordando com elas antes de
serem colocada em práticas.
1-
Respeitar os
colegas, professores e demais funcionários.
2-Saber ouvir, falar baixo e na hora certa.
3- Ficar calado e
sentado em seu lugar na hora das explicações.
4- Manter os
cadernos organizados e com o conteúdo em dia.
5-Manter a sala
limpa
6-Obedecer o mapa
da sala.
7-Manter silêncio
dentro da sala.
8- Fazer a
atividades e tarefas propostas.
9-Ir ao banheiro e
tomar água nos horários permitidos (poderão trazer garrafinha de água).
10-Não vaiar,
ameaçar, ou caluniar colegas e funcionários.
11-Não dizer
palavras de baixo calão na sala de aula.
12- Não chupar
chicletes, balas pirulitos, etc... em sala de aula.
13-Entregar os
trabalhos em dia
Dados da
Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
1) Identificar ações
que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos
da aula
Atividade 1: (1º aula de 50
minutos)
1º momento:
A) Exibir o vídeo
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a:
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.
gostei muito da sua página vc está de parabéns !
ResponderExcluirVale acrescentar o uso de aparelhos eletrônicos..
ResponderExcluirGostei muito, parabéns por tudo!!!
ResponderExcluirGostei muito, vc está de parabéns.Vai me ajudar muito no meu plano de aula.
ResponderExcluirParabéns, parabéns,
ResponderExcluiramei,vc esta de parabéns,vou aplicar no meu primeiro dia de aula
ResponderExcluir